No mundo agitado de hoje, manter uma alimentação equilibrada pode parecer uma tarefa desafiadora para crianças. Com a disponibilidade de alimentos processados ​​e fast foods, é crucial que os pais e responsáveis ​​se esforcem para proporcionar escolhas alimentares saudáveis ​​desde cedo.

Neste blogpost, vamos explorar como uma alimentação equilibrada, baseada em alimentos frescos e naturais, pode ajudar a prevenir a obesidade infantil e promover a saúde dos nossos pequenos. Aqui estão algumas dicas práticas para incorporar na dieta das crianças:

Variedade é a chave: Apresente uma ampla variedade de frutas e vegetais para que as crianças experimentem diferentes sabores e texturas.

Faça-os interessantes: Corte frutas e vegetais em formas divertidas e coloridas para atrair as crianças.

Envolva as crianças: Leve as crianças ao hortifruti e envolva-as na escolha dos alimentos. Isso pode aumentar o interesse delas pela comida saudável.

Lanches saudáveis: Mantenha uma seleção de lanches saudáveis, como cenouras, maçãs e uvas, prontos para serem consumidos.

Seja um exemplo: Como adulto, dê o exemplo e incorpore hortifruti em sua própria dieta. As crianças tendem a imitar o que veem.

O que causa a obesidade?

Quando se trata de obesidade infantil geralmente associamos ao fator genético, sendo que na verdade, a prevenção exige dois cuidados: alimentação e a prática de atividade física. Ou seja, a obesidade pode ser definida por uma junção de características genéticas, ambientais e comportamentais.

Dados obtidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) mostram como a situação no Brasil já é bastante preocupante. Em 2019, entre as crianças acompanhadas na Atenção Primária à Saúde do SUS, 14,8% dos menores de 5 anos e 28,1% das crianças entre 5 e 9 anos tinham excesso de peso. Destas, 7% e 13,2% apresentavam obesidade. Ainda em 2019, 5% das crianças com idade entre 5 e 10 anos foram classificadas com obesidade grave.

Como identificar se uma criança está acima do peso?

A obesidade infantil depende das medidas de peso, altura, data de nascimento e sexo. Após o resultado do Índice de Massa Corporal (IMC) por idade, é possível ver o estado nutricional da criança.

Por isso, é importante preencher as informações da Caderneta de Saúde da Criança corretamente e continuar monitorando, para prevenir e controlar o problema.

Adquira já os alimentos saudáveis para os seus pequenos no Direto do Campo:

No Direto do Campo têm diversas opções de comidas saudáveis, que vão desde frutas e verduras fresquinhas a produtos coloniais e lacticínios e frios. Aqui você encontra não só variedade, quanto qualidade, pois os vegetais vêm direto da horta, com ótima higienização, organização nos estabelecimentos e ótimos preços, compatíveis com o seu bolso.

Unidades em Itajaí, Brusque, Navegantes, Barra Velha e Jaraguá do Sul. Nos acompanhe nas redes sociais e fique por dentro de nossas ofertas.

Leia também: Alimentação infantil: Como lidar com o desejo das crianças por açúcar?

Fonte: Gov.br

Referência: https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/saude-brasil/eu-quero-ter-peso-saudavel/noticias/2021/obesidade-infantil-como-prevenir-desde-cedo

Enviar
Precisa de ajuda?
Olá, tudo bem?
Como podemos te ajudar?